Projetos Educacionais

O escritório BVK Advogados, aqui entendido como as pessoas que o compõe, sempre apoiou ações culturais e sociais que buscam um novo olhar para o futuro e a melhoria da qualidade de vida das pessoas e, em especial, das crianças e adolescentes da nossa cidade.

No decorrer da história do BVK Advogados realizamos diversas campanhas solidárias anuais, promovidas interna e externamente a fim de arrecadar insumos para doação de alimentos, agasalhos, materiais escolares, livros, brinquedos e material de higiene, buscando contemplar, principalmente, crianças e idosos. Este nosso Projeto era chamado de BVK SOLIDÁRIO.

Para o BVK ADVOGADOS fazer o bem, faz bem. Entendemos que é nosso dever contribuirmos para a construção de uma comunidade e um mundo melhor e nós, como sociedade de advogados, não poderíamos ficar distantes dessa luta. Portanto, vimos a necessidade de reorganizarmos esse projeto, desde a identificação do nosso público alvo até a definição e organização das ações especificas.

E assim, em 2022, nasceu o BVK TRANSFORMA! Para desenvolver esse importante projeto contamos com membros dos times jurídico e administrativo do escritório, dedicados a organizar e avançar todas as nossas ações de cunho social voltados à educação de crianças e adolescentes.

Nossa responsabilidade social nos chama a ajudar o próximo, através da promoção de ações de engajamento social, de incentivo ao voluntariado e de contribuição para a transformação da vida dos mais desamparados.

Este projeto educacional leva o conhecimento por meio de palestras sobre Bullying, Cyberbullying, Jovem Aprendiz, entre outras, para alunos das escolas públicas e privadas do município de Santa Cruz do Sul/RS, do ensino fundamental e médio. 

Com este projeto de caráter pedagógico, educativo, social e de aproximação com a comunidade, intuito do BVK Transforma é compartilhar o conhecimento, levar informação correta e segura para os alunos, contribuindo para a formação de cidadãos do bem, mais questionadores, solidários e informados de seus deveres e obrigações junto à sociedade.

CAMPANHAS SOLIDÁRIAS

Palestra Jovem Aprendiz

Ser jovem é aprimorar-se constantemente. A juventude é uma fase que necessita de atenção por estarem em pleno desenvolvimento físico e psicológico, também pode-se dizer que é nessa fase que se iniciam os projetos de vida, tanto pessoais quanto profissionais. Nesse sentido é essencial voltar o olhar para a necessidade de políticas públicas para auxiliar o jovem na área de educação e inserção no mundo do trabalho, para isso foi criada a Política de Aprendizagem Profissional, assentada na Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000).

No dia 24/10/2023 as advogadas trabalhistas, Dras. Kellen e Tatiane, estiveram no colégio Dom Alberto conversando com os alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio sobre o Programa Jovem Aprendiz. A Palestra buscou oferecer aos jovens uma visão jurídica (legislação trabalhista) sobre o assunto e as possibilidades e as condições da inserção desses jovens no mundo do trabalho formal, além de demonstrar a importância da inclusão com qualidade de jovens aprendizes no mercado de trabalho para a realidade brasileira.  Durante a palestra foi apresentada a fundamentação legal, os objetivos e os benefícios do programa, além de esclarecidas as competências do aprendiz e a documentação necessária para participação no programa.

Ciclo de Palestras Colégio Dom Alberto

O Bullying e Cyberbullying é um tema de suma importância na sociedade atual, nos meios de comunicação, por estar presentes nas escolas, nas redes sociais e nos diferentes grupos de jovens e adolescentes e decorrem de influências sociais externas.

A importância de se conversar sobre esse assunto dentro dos ambientes escolares é proporcionar aos alunos uma reflexão sobre o quanto é causador de angustias e sofrimentos, para todos os envolvidos, sejam os agressores, as vítimas e ou os expectadores

Iniciando o ciclo de palestras do BVK Transforma no ano de 2023, do dia 25/04/2023 ao dia 28/04/2023 conversamos com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio do Colégio Dom Alberto sobre Bullying e Cyberbullying. Assistiram a palestra em torno de 300 alunos.

Nesta conversa, debatemos sobre temas fundamentais para a formação de crianças e adolescentes e sobre a necessidade de uma abordagem consciente sobre o uso das redes sociais e das diversas formas de interação. 

Foram quatro dias de momentos importantes onde trabalhamos a conscientização dos alunos no combate a pratica do Bullying e Ciberbullying, o entendimento da complexidade e gravidade de suas ações, com o objetivo de desenvolver a educação moral dos alunos, estimular posturas éticas e colaborativas e refletirem sobre respeito, amizade e empatia.

PALESTRA

BULLYING E CYBERBULLYING NÃO SÃO BRINCADEIRA

O Projeto de palestras sobre Bullying e Cyberbullying nas escolas das redes municipais e estaduais de Santa Cruz do Sul foi criado visando ações de proteção, defesa e garantia de direitos de crianças e adolescentes no combate a violência. O projeto tem como objetivo conscientizar e prevenir sobre o fenômeno, desenvolvendo uma consciência crítica da realidade, incentivando a reflexão e propiciar uma discussão mais profunda acerca da legislação referente ao tema.

Iniciamos o projeto na Escola Estadual Alfredo José Kliemann, onde realizamos um ciclo de palestras para turmas do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O Projeto começou no dia 11/07/2022 e se encerrou no dia 17/10/2022, onde realizamos duas palestras por mês e contou com a participação de 206 alunos da escola.

Na sequência demos continuidade ao ciclo de palestras na Escola Estadual Gaspar Bartholomay para turmas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, com início no dia 11/11/2022 e término no dia 02/12/2022, e contou com a participação de 104 alunos.

Foram momentos muito gratificantes e superaram nossas expectativas. Ações como essa se mostraram fundamentais para a prevenção desse tipo de agressão e violência na escola ou fora dela e para a construção de uma cultura da paz e o enfrentamento ao Bullying e Cyberbullying.