PTB Mulher debate a presença feminina na política regional

Advogada Ana Paula Medina Konzen, do BVK Advogados, foi a convidada para o bate-papo com as mulheres da sigla

Santa Cruz do Sul – O Núcleo do PTB Mulher de Santa Cruz do Sul promoveu, na noite desta quinta-feira, 5, um encontro regional com mulheres filiadas e convidadas da sigla. O evento “Mulheres na Política”, foi realizado na sede social do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fumo e Alimentação em santa Cruz do Sul (Stifa). A deputada Kelly Moraes conduziu o encontro que contou com a palestra da advogada Ana Paula Medina Konzen, sócia do BVK Advogados, de Santa Cruz do Sul.

O bate-papo foi aberto pela deputada Kelly Moraes. “Nós somos a maioria e precisamos mostrar exemplos positivos. Estamos perto do Dia Internacional da Mulher e precisamos falar sobre isso”, disse a deputada. Kelly acrescenta que a sigla precisa repetir a eleição de duas vereadoras mulheres, como na eleição passada, quando ela e Bruna Molz foram eleitas em Santa Cruz do Sul.

A advogada Ana Paula Medina Konzen, sócia do BVK Advogados, de Santa Cruz do Sul é a responsável pela gestão da equipe de advogados, nas duas unidades em Santa Cruz do Sul e a filial de Porto Alegre. Com a maioria da banca formada por mulheres, Ana Paula chefia 40 profissionais, dos quais, 25 são mulheres. Ela falou sobre a participação política que vai além da questão partidária. “Fazer política é participar da nossa comunidade. É no dia a dia que a gente faz a diferença e faz a política”, explica.

Ana Paula destacou  da baixa representatividade feminina na política regional e nacional. “Nossa Câmara de Vereadores tem apenas uma vereadora, na Assembleia Legislativa do Estado, apenas nove. E os números se repetem. A participação feminina fica abaixo dos 20% nos poderes Legislativo e Executivo.”

A advogada destaca a sensibilidade feminina como grande trunfo das mulheres. Segundo ela, esta característica pode ser o diferencial para a criação de políticas públicas para as minorias. “A mulher vive o problemas quem é mãe sabe o que uma mãe e um filho precisam”, aponta Ana Paula.

Ana Paula convocou as participantes  a serem protagonistas da vida em sociedade. “Nem todas precisam concorrer em cargos eletivos, mas sim, nas decisões do seu bairro, do seu prédio. Todas podemos ser protagonistas na política.” A advogada provocou a plateia, pedindo a participação das mulheres, promovendo o bate-papo em cima do empoderamento feminino.

Sobre a participação em eleições, Ana Paula falou em autoestima. Segundo ela, as mulheres precisam acreditar que podem ocupar cargos públicos e eletivos, levantando a bandeira feminina. “Mulher tem que encorajar mulher. Agora é a hora de olhar para aquela amiga, que tem vontade de participar da política e encorajar ela. A gente precisa ter voz ativa e participar, deixando de lado a reclamação”, complementou a advogada.

Leia também