A importante escolha de tornar-se um advogado

Em uma semana estarei me tornando bacharel em direito; mas nem todo mundo que adquire um diploma consegue, de fato, tornar-se advogado. Ser advogado é uma qualidade distintiva fundamental, não se aprende, simplesmente, como ser um advogado.

Eu espero, ao longo da minha jornada, tornar-me, de fato, uma advogada.

Digo isso pelo papel que a profissão ostenta. O artigo 133 da Lei Maior do nosso país, constitucionaliza a função social do advogado, como sendo indispensável à administração da Justiça.

Diante do papel que lhe outorga a Constituição, o advogado não apenas deve lutar pela manutenção e garantia dos direitos de seu cliente; estar imbuído de uma função social significa adotar uma postura ativa na defesa de uma sociedade plural.

O papel social e institucional do advogado é imprescindível em um Estado Democrático de Direito; uma vez que este possui como objetivo precípuo o respeito das liberdades civis através do estabelecimento de uma proteção jurídica.

Disse, certa vez, Napoleão Bonaparte, em uma emblemática referência, que preferia cortar a língua dos advogados a permitir que eles a utilizassem contra o governo.

Mas quem escolhe ser advogado(a) precisa comprometer-se com os interesses coletivos, mesmo com todos os ônus que isso possa acarretar.

Hoje, no Brasil, antes de vivermos uma crise econômica, política ou institucional, vivemos uma profunda crise moral que, entre outras razões, é decorrente do desgaste da consciência ética da própria população.

A falta de representatividade daqueles que, em tese, seriam a nossa voz, nos deixam em silêncio. Por torpor ou medo, estamos calados.

Portanto, mais do que nunca, que esse dia 11 de agosto seja um lembrete acerca da nossa responsabilidade em cumprir com dignidade a função de tutelar o direito; que levemos em nosso dia a dia o grito daqueles que clamam e precisam da justiça.

É uma importante escolha decidir ser ético. É uma importante escolha decidir ser um advogado. Parabéns a todos que possuem essa coragem.

Angeline Kremer
Formanda em direito, equipe BVK Advogados Associados

Leia também