A multidisciplinariedade no exercício da advocacia

Ser advogado no atual cenário é no mínimo desafiador; enquanto cidadãos, todos já fomos forçados a desenvolver resiliência para lidar com tantas situações difíceis, mas enquanto advogados, inseridos em um cenário intrinsecamente conflituoso, fomos atingidos por uma sucessão de fatos que colocaram nossa capacidade de reinvenção à prova.

Mas o que assistimos nos bastidores da nossa profissão, é que muitos estão superando os obstáculos porque viram essa situação desafiadora como potencial fonte de crescimento, e surfaram nessa onda de transformação. Hoje assistimos aos advogados democratizando conteúdo nas redes sociais; advogados se tornando verdadeiros data analytics; formações que relacionam atuação jurídica e moda, sem contar nos já tradicionais conhecimentos necessários como administração, marketing e elementos de economia.

Além disso, um movimento que ganhou força nesse período de digitalização dos negócios para movimento do ecossistema empreendedor, foi a nova abordagem de “soluções integradas” na prestação dos serviços jurídicos, que responde às necessidades criadas pela complexidade das atuais relações humanas – sejam elas negociais ou não. Quanto mais buscamos entender o futuro da profissão, mais reconhecemos a necessidade de desenvolvermos mentalidade e formação multidisciplinar para nos posicionarmos no mercado.

E com isso, certamente, em um curto período de tempo, amadurecemos nosso autoconhecimento profissional, o que também é um trunfo importante para o sucesso da profissão, junto com outros elementos comportamentais que competem à personalidade e formas de interação com as pessoas no ambiente coorporativo.

Reconhecermos nossas principais qualidades, é fundamental para nos posicionarmos com assertividade, e explorarmos outras habilidades – somos multifacetados! Posicionamento e facilidade de readaptação são precedentes para o sucesso. Estar em constante evolução para atender às demandas de um mercado cada vez mais complexo é um propósito diário. Aos que estão em movimento em busca de sua melhor versão.

Angeline Kremer Grando
Advogada, coordenadora do Departamento Cível do BVK Advogados

Leia também